Artigo

Identificação de pessoa por imagem

Por Graciela Ribeiro / Artigos

Rekognition ( sistema da Amazon) pode identificar, rastrear e analisar pessoas em tempo real e reconhecer até 100 pessoas em uma única imagem.

O Amazon criou como tecnologia, o Rekognition, que segundo ele tem muitas aplicações úteis no mundo real (por exemplo, várias agências usaram Rekognition para encontrar pessoas sequestradas, parques de diversões usam Rekognition para encontrar crianças perdidas, o Casamento Real, que ocorreu recentemente, usou Rekognition para identificar os convidados, etc.) 

Contudo, mais de 100 funcionários da Amazon escreveram carta-apelo a Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon,  mencionando até Adolf Hitler,  solicitando o fim da venda da tecnologia para a Polícia dos Estados Unidos.


Além disso, 41 organizações já haviam enviado pedido solicitando que a empresa repensasse a decisão de colaborar com os governos no mercado de vigilância.

No documento, os grupos afirmam que “as pessoas devem ser livres para caminhar pelas ruas sem serem monitoradas pelo governo”. Além disso, eles destacam que a tecnologia “está preparada para uso abusivo nas mãos de governos” e representa “uma grave ameaça para as comunidades, pessoas de cor e imigrantes".

A polémica está instalada:  uma marca tecnológica como a Amazon pode transferir essa tecnologia de reconhecimento facial para Policias e usuários diversos, sem qualquer restrição? 

A reflexão deve ser da utilidade de serviços de inteligência artificial x restrição do direitos e liberdades dos cidadãos.