Artigo

planejar tributos de 2019

Por Graciela Ribeiro / Artigos

Planejamento tributário e economia para sua empresa

O ano já se encaminha para o fim e, com ele, também os planos de 2018. E essa é a hora perfeita, conforme especialistas, para começar o planejamento tributário de 2019. É a partir dessa análise minuciosa de tudo o que vem dando certo e errado que as empresas poderão melhorar sua competitividade e aumentar seus resultados no ano seguinte.

O planejamento e a organização tributária para o ano seguinte devem ser feitos através de estudos, simulações e debates, sempre na companhia de contadores, auditores, consultores e advogados.

Um dos primeiros passos é a projeção de faturamento para o próximo ano. Esse fato é de fundamental importância para verificar qual regime de tributação é o mais vantajoso entre o Lucro Real, o Lucro Presumido ou o Simples Nacional. Criação de subsidiárias, visando separar ou segregar negócios distintos da empresa, pode ter relevância tributária, reduzindo bases de cálculo, ampliando créditos fiscais, entre outras vantagens, dependendo do caso.

Estudos de como minimizar a carga tributária administrativa ou judicialmente também são relevantes, principalmente porque o Conselho de Administração Fiscal- CARF já aceitou planejamentos tributários com único objetivo de redução de tributos.

Deve-se também ficar atento às mudanças na Lei. Por exemplo, em 23/11/2018 foi aprovado novo regulamento de Imposto de Renda. A Receita Federal do Brasil revogou o Decreto 3000/1999, instituindo através do Decreto Nº 9580 DE 23/11/2018, o novo Regulamento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, na forma do seu Anexo que já entrou em vigor a partir da data da sua publicação.

Também em 23/11/2018 foi publicada  a Instrução Normativa RFB nº 1.845 de 2018, que institui o Cadastro Nacional de Obras (CNO) em substituição ao Cadastro Específico do INSS (CEI), conhecido como Matrícula CEI de Obras.

Observe-se que somente na última sexta-feira foram publicadas um Decreto e uma Instrução Normativa de relevo, razão pela qual você precisa estar atento e apoiado por uma equipe diferenciada.

Ademais, a atualização diária das leis e jurisprudências pode ser um fator preponderante para economia e reembolso de tributos pagos indevidamente.

Não fique de fora! Procure uma consultoria adequada e inicie hoje seu planejamento tributário.